quarta-feira, 14 de março de 2018

Nada Importante Aconteceu Hoje



Consta na história que Rei George III registrou a frase 'Nada Importante Aconteceu Hoje' em seu diário no dia 4 de julho de 1776 sem saber que nesse dia havia sido feita a Declaração da Independência dos Estados Unidos. O equívoco pelo desconhecimento que lhe permanecia na letargia do oculto até a notícia lhe chegar ao conhecimento é emblemático para muitos acontecimentos ocultos que por não chegarem a luz do conhecimento geral é dado como não existente. A frase expressa exatamente a ideia de conluio até eclodir numa parte visível, quando esta notadamente é tardia aos que dela desconheciam. Não se trata da ideia de teoria da conspiração, mas um fato, muito presente na desinformação presente no mundo hoje.

A ocultação é permissiva a impunidade e por isto muito dos que dela se favorecem a usam como o cânone da hipocrisia criando uma realidade de dicotomia e em antagonismo ao que é aberto e conhecido. As pressões que destas divergências eclodem são maléficas e no mínimo moralmente duvidosas, quando não crime.

Há algo insistentemente desacreditado ainda que mediante contradições em volta. Esse influxo de crimes ocultos tem a pretensa de não produzir quaisquer registros históricos contra seus beneficiários, os que em segredo os promovem, criando um substrato de realidade onde o limite é exclusivamente a hipocrisia, e num represamento se beneficiando em antiética de má fé do que pode extrair disto.

O conluio sobre forma de conspiração ainda que classificado e previsto pela legislação norte-americana é historicamente sempre precursor de golpes e tomadas sorrateiras do poder sejam por oligarquias ou ditaduras de esquerda, mais que isso é proibitivo a democracia, da bíblia a ética de transparência é condenável. Certo que apenas com provas conseguimos comprovar algo, mas sua ausência não prova sua inexistência, principalmente mediante indícios e padrões que muitas vezes são berrantes.  Mas o silêncio? Mais que um dos indicativos disso é do silêncio que opera justamente ditaduras e tais conluios.

O mesmo poderia se dizer da internet que sendo a última fronteira da liberdade democrática se torna um incômodo para os opressores dominantes. Naturalmente que há muita mentira na rede internacional de computadores, todavia o combate as fake news pode guardar o germe da censura.

Nenhum comentário: