quarta-feira, 14 de março de 2018

Declarações do Direito a Destoar

Procuro evitar pessoas os quais se ter opiniões destoantes taxam de mentiroso, burro e maluco por se considerarem donos da verdade, inteligência e razão. Estas coisas não são uma propriedade de ideologias, muito menos um monopólio o qual o preço é pensar de modo homogêneo a estes. Gosto, interpretação e opinião são coisas diferentes dos fatos e da verdade concreta e objetiva. As primeiras vêm da segunda, mas não são a mesma coisa assim como o mapa não é o território.

Posso errar no pensamento eventualmente, mas nunca cometi sofismas e tais erros de má fé, deliberadamente, como alguns que se autointitulam "intelectuais". Porém, com gente assim sou pragmático e ao invés de discutir ideologias como "verdade" discuto resultados, o que resultou de melhor no mundo a longo prazo?


Tudo é bonito quando surge em oposição aos excessos a um poder mainstream, mas a verdade sobre esta é quando a mesma igualmente se torna mainstream. Os exemplos históricos são inúmeros, tão logo a libertação se torna mera conquista. O diabo como crítico de Deus antes ensinou a rebeldia a Ele, hoje exige obediência. Mas mesmo a mais bela ideologia quando passa reivindicar o status de inquestionável se torna senso comum. De nada adianta defender a diversidade combatendo a diversidade de mentes do pensamento, pois o que hoje é considerado verdade amanhã não poderá passar de um relés sofisma.

Nenhum comentário: