quinta-feira, 25 de março de 2010

Polidactilia

A curiosa doença que normalmente faz surgir um sexto dedo na mão ganhou recentemente os noticiários com o menino chinês que nasceu com cerca de 8 dedos em cada mão e pé, onde alguns membros tinham até mais, totalizando 16 dedos nos pés (pododáctilos) e 15 nas mãos (quirodáctilos). O menino foi operado em Shenyang para a retirada dos dedos excedentes onde muitos até nasceram grudados (fotos abaixo).
Mesmo que este caso não seja tão comum - sendo o primeiro registro com tal número - até mesmo algumas personalidades apresentam tal problema como a modelo e apresentadora Daniela Cicarelli, tendo seu sexto dedo nos pés.
Segundo pesquisas cerca de um em cada 100 negros nascem com o dedo "extra" demonstrando a maior incidência entre estes (cerca de 10 vezes mais), porém, atinge também animais e é causado por uma alelo autossômico dominante provocando uma alteração na quantidade dos dedos em sua formação, podendo se manifestar de modo completo ou uma mera profusão carnosa. Tal anomalia é genética podendo ser passada assim de pai pra filho como herança genética.






Fontes: Wikipedia / agências de notícia (Reuters / G1)

Nenhum comentário: