
1- O barril âncora está localizado na praia de Lopes Mendes é uma das mais belas praias do Rio de Janeiro, e é uma curiosa atração da ilha. Não se sabe ao certo a história desse barril, mas especula-se que ele esteja na ilha há pelo menos 300 anos. Ele foi decorado com mosaicos por um artista local fazendo dele uma das boas atrações da ilha.
2- Ilha Grande logo após o seu descobrimento em 1502, serviu de esconderijo para piratas e aventureiros de todos os tipos que aqui se abrigavam em busca de alimentação, além de madeira e água.

4- O entorno da Ilha Grande é pródigo em naufrágios. Existem navios afundados na Ponta Alta da Parnaióca, na Praia do Bananal, na Praia Vermelha e na Enseada do Sítio Forte. Em Matariz, existe um helicóptero afundado.
5- Segundo uma lenda local, na Ponta do Drago morava um dragão que matava os pescadores. Após um padre benzer o local, o dragão entrou no mar e nunca mais voltou.
6- O leprosário (Lazareto-1871), além de servir para abrigar os doentes, era utilizado também para receber imigrantes em quarentena e mais tarde presos políticos, entre eles, Graciliano Ramos e Orígenes Lessa, grandes escritores brasileiros.

7 - No início do século XX foi construído o presídio na praia de Dois Rios, que foi desativado no ano de 1994 e implodido. Hoje, só restam suas ruínas.
8- Cerca de 1/3 do território da Ilha Grande (aproximadamente 60 km²), forma o Parque Estadual e a Reserva Biológica da Praia do Sul.
9- A Ilha Grande é maior em área que muitos municípios do Estado do Rio de Janeiro.
10 - O ponto culminante da Ilha Grande é a Pedra D´Água, com 1.030m de altura.
Fonte: Instagram @trilhasdamontanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário