sexta-feira, 14 de agosto de 2015

10 Curiosidades sobre Ilha Grande

Ilha grande é um lugar maravilhoso e inesquecível pelo qual tive a felicidade de conhecer, as histórias e aventuras passadas por mim no final de minha adolescência fora um marco divisor de águas num dos melhores anos que tive na minha vida. Ao dar duas voltas a pé na Ilha conheci algumas dezenas das pouco mais de cem praias existentes, encontramos animais exóticos e raros, vimos marcas do homem pré-histórico, conhecemos pessoas marcantes, tudo em 2002 pouco antes do não por menos seriado predileto, LOST (passado numa ilha) estrear. Por isso abaixo separo uma série de curiosidades sobre esse lugar maravilhoso e repleto de histórias:

1- O barril âncora está localizado na praia de Lopes Mendes é uma das mais belas praias do Rio de Janeiro, e é uma curiosa atração da ilha. Não se sabe ao certo a história desse barril, mas especula-se que ele esteja na ilha há pelo menos 300 anos. Ele foi decorado com mosaicos por um artista local fazendo dele uma das boas atrações da ilha.

2- Ilha Grande logo após o seu descobrimento em 1502, serviu de esconderijo para piratas e aventureiros de todos os tipos que aqui se abrigavam em busca de alimentação, além de madeira e água.

3- Em algumas praias, onde existem pedras na orla, podem ser encontradas marcas feitas pelos indígenas que habitavam a Ilha Grande. Existem pedras com marcas, nas praias do Aventureiro, Julia, Lopes Mendes, Palma, Preta e Provetá.

4- O entorno da Ilha Grande é pródigo em naufrágios. Existem navios afundados na Ponta Alta da Parnaióca, na Praia do Bananal, na Praia Vermelha e na Enseada do Sítio Forte. Em Matariz, existe um helicóptero afundado.

5- Segundo uma lenda local, na Ponta do Drago morava um dragão que matava os pescadores. Após um padre benzer o local, o dragão entrou no mar e nunca mais voltou.

6- O leprosário (Lazareto-1871), além de servir para abrigar os doentes, era utilizado também para receber imigrantes em quarentena e mais tarde presos políticos, entre eles, Graciliano Ramos e Orígenes Lessa, grandes escritores brasileiros.


7 - No início do século XX foi construído o presídio na praia de Dois Rios, que foi desativado no ano de 1994 e implodido. Hoje, só restam suas ruínas.

8- Cerca de 1/3 do território da Ilha Grande (aproximadamente 60 km²), forma o Parque Estadual e a Reserva Biológica da Praia do Sul.

9- A Ilha Grande é maior em área que muitos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

10 - O ponto culminante da Ilha Grande é a Pedra D´Água, com 1.030m de altura.

Fonte: Instagram @trilhasdamontanha

Nenhum comentário: