domingo, 12 de julho de 2015

O Epitáfio do Iluminismo

O Iluminismo veio a falência múltipla de órgãos as 23:47 no relógio do fim da humanidade, motivo: Suicídio ideológico por atitudes contra suas próprias palavras pois na realidade eram apenas meios para fins opostos. A essência mecanicista que favorece o material - e levou a coisas nocivas como o comunismo - atrela ao coletivo a característica de corpo, não mente.
A extinção do absolutismo inicialmente centrada contra as monarquias levou a relativização, e a relativização às ambiguidades favorecendo morais pouco claras e definidas de modo que voltou-se contra seus próprios estatutos pois, ora, a igualdade não pode ser absoluta, logo, é relativa.
Levou a uma maior estratificação da sociedade de modo mecânico, muitas vezes não vocacionais, que favoreceu as lutas de classes, afinal a própria revolução francesa pode-se fazer de exemplo disso: um grupo insatisfeito com os dominantes, tomando, na realidade, apenas seu lugar, sob outra forma, capitalista.
Fica claro que apesar de não favorece diretamente o capitalismo, o iluminismo preparou o terreno para ela a medida que lutas contra o industrialismo seguiram-se, isso se confirmou pelo sistema bancário e monetário herdado dos templários.
Deveras compreender que a medida que os ideais do iluminismo se distorceram poderia-se deduzir que seria um conjunto de ideias populistas apenas por oposição ao poder vigente, na realidade como meio de abrir brecha para ideias posteriores, muitas contraditórias. Observemos os seguintes exemplos:

- O mercantilismo tornou-se capitalismo pela almejada "liberdade econômica" que abriu-se para os especuladores e, tendências monopolistas, por exemplo;

- O absolutismo monárquico tornou-se então uma democracia, ainda que letárgica, isso graças, aos ideias de Montesquieu que favoreceram um Estado realmente harmônico, em teoria;

- O Antropocentrismo tornou-se animalizador por sua ambiguidade relativista;

- A Ciência e a razão era apenas oposição a religião, afinal a ambiguidade torna interpretável o próprio conceito de ciência;

Nenhum comentário: