domingo, 8 de setembro de 2019

Aula Sobre Manipulação da Realidade de George Orwell

Numa das obras mais proféticas da ficção se encontra 1984 de George Orwell o qual alude uma ditadura de mal absoluto, mas como sobretudo eles manipulam a realidade desde a linguagem afim de parecer o oposto do que realmente é. A arte da ilusão e engano não se trata de meramente ocultar, mas revelar apenas o que se deseja.

"Só a mente disciplinada enxerga a verdade, Winston. Você acha que a realidade é uma coisa objetiva, externa, algo que existe por conta própria. Também acredita que a natureza da realidade é autoevidente. Quando se deixa levar pela ilusão de vê alguma coisa, supõe que todos os outros veem o mesmo que você. Mas eu lhe garanto, Winston, a realidade não é externa. A realidade existe na mente humana e em nenhum outro lugar. Não na mente individual, que está sujeita a erros e que, de toda maneira logo perece. A realidade existe apenas na mente do Partido, que é coletiva e imortal. Tudo que o partido reconhece como verdade é a verdade. É impossível ver a realidade se não for pelos olhos do Partido."
1984 - George Orwell - P.292

Esse governo doentio que literalmente reescreve livros históricos afim de mostrar apenas maravilhas de si próprio e escrutinar os indesejados, e mesmo a linguagem o qual normalmente apresenta uma destituição semântica visa exclusivamente manipular o pensamento a concepção da realidade de cada habitante. Vemos disso todos os dias, um exemplo claro seria como reações diferentes de uma postagem anterior que mostro a sequência de ofensas e mesmo ameaças que sofro, sendo reconhecido mesmo por delegados e por outras pessoas mas alegadamente para alguns nada demais, nenhuma ameaça ou ofensa, mas apenas um "jeito tosco" das pessoas socializarem.

Similarmente buscam forjar a realidade por meio de sabotagens e mesmo fraudes (a exemplo do Mensa), distorções de fatos, sejam do que sou e faço e o que desejam que seja, forçando situações que exprimam uma derrotismo de minha parte inexistente, por meio de manipulações de terceiros e buscando reações mesmo de mim que isso corrobore. Os meandros disso ao exemplo do meu caso, visa me rebaixar a uma condição o qual se beneficiem de um estado de sofrimento sem produzir provas contra os próprios, mas apenas benefícios. Como diz a citação abaixo sobre a invenção de um mal a combater, segundo eles o seria ainda que não faça mal a uma mosca!

"No futuro não haverá esposas ou amigos, e as crianças serão separadas das mães no momento do nascimento, assim como se tira os ovos das galinhas. (...) O único riso será o do triunfo sobre o inimigo derrotado. Não haverá arte, nem literatura, nem ciência. (...) sempre a cada momento, haverá a excitação da vitória, a sensação de pisotear o inimigo indefeso. (...) os inimigos da sociedade estarão sempre ali para serem derrotados e humilhados o tempo todo."
Página 312 - Smith sob a tutela de O'Brien durante uma sessão de tortura 

Nenhum comentário: