quarta-feira, 16 de maio de 2018

Somos Meros Frutos do Ambiente?

Considero inquestionável que passo por opressão e hostilidade (tenho fartas provas em vídeo, áudio e de mensagens na internet) o qual cerceia direitos e me impõe privação de diversas formas, todavia ao contrário de alguns parentes não me declinei a crimes por causa disso. Lógico que as pressões da sociedade e seus problemas empurram um sujeito para o crime ao ser marginalizado, mas apenas quando não se é forte o bastante, afinal tenho motivos de sobra para fazer quaisquer atrocidades porém não faço - naturalmente que me refiro a crimes graves como assalto, estupro e homicídio, não infrações leves.

Alegar que tudo é culpa do ambiente e fatores externos não é todo problema, caso fosse não seria tão diferente que as argumentações da direita de que os homens estupram mulheres pois as roupas das mulheres são decotadas ou "indecentes". Ou de que o político não foi capaz de resistir as malas de dinheiro, ainda que saibamos que eles vivem muito melhor do que eu jamais vivi. Mas assim como tem pessoas que passam por problemas terríveis não se corrompem alguns que vivem no luxo, fama e respeito cometem crimes a exemplo de nossos políticos.

O fato é que um lado acusa o outro por mera oposição o que acaba levando apenas a uma compreensão parcial do problema quando não contraditória ou de duplo padrão moral, seja direita ou esquerda.

Porém, assim como nunca tive uma mulher que amasse e tivesse atração não me leva ou justifica agarrar alguma na rua apenas por ser linda e ter roupas insinuantes. Similarmente alguns não são justificados por padecer os erros de terceiros ou por ter sofrido seja lá o que for, a este invoca-se apenas a posição de vítima mas as atitudes posteriores podem mudar isto principalmente quando este passa a reproduzir de alguma forma o mal que sofreu. Porém, obviamente que vivemos num tempo de radicalistas e o mero ato de discordar fomenta o ódio, mas o ódio sempre é parcial e nunca compreende toda verdade ao contrário do amor.  De modo que assim como a direita não é apta a julgar quem é de direita o mesmo se faz com a esquerda, militares e a igreja.

A verdade é que nem é culpa inteira do indivíduo nem do ambiente, mas a mescla dos dois fatores, ainda que o livre-arbítrio seja minimizado a força das circunstâncias confundir os fatores pode levar a inversões morais, pois se são as circunstâncias as responsáveis exclusivamente pelos erros humanos então por qual motivo isentam culpas em crimes alheios mas não por mim falar a verdade? Garanto que se algumas coisas nojentas não me acontecessem nada diria. Apenas há uma voz verdadeira e da razão, a da imparcialidade.

Nenhum comentário: