terça-feira, 15 de maio de 2018

Definições de Seitas

Compreendendo que o mundo hoje parece declinado a posições radicais, assim como a intolerância comum a outras sempre me vem pela mente que isso lembra seitas, sobretudo pela desigualdade fomentada por praticantes que considerando-se possuidores de privilégios ou como escolhidos podem tomar o poder e etc. Historicamente isto é observado a exemplo da sociedade 'Mão Negra' que iniciou a I Grande Guerra ao matar o Arquiduque Francisco Fernando da Aústria-Hungria e mesmo no nazismo moldado nos porões de seitas como Thule e o qual a própria 'SS' era uma tropa de elite iniciática o qual aceitava apenas alemães com descendência germânica comprovada.
O significado de seita pode muito variar de acordo com o tempo ou interpretação de um grupo ou religião, como a exemplo do catolicismo julgar algumas denominações protestantes como a Universal do Reino de Deus uma seita. O significado semântico original deriva-se do termo 'secta' do latim 'seguidor' que servia para designar o cristianismo primitivo originalmente ¨por ser considerado uma vertente do judaísmo. Porém, com o tempo o termo evoluiu a uma abrangência própria ganhando o significado no dicionário de "grupo com uma organização própria, geralmente restrito e fechado, que se use por ideias, ideologias, opiniões e comportamentos semelhantes; facção, bando." ou mesmo "doutrina que, propagada por um grande número de pessoas, se afasta ou diverge de certa forma de outra doutrina principal."
É observado como hoje mesmo grupos radicais islâmicos nutrem semelhanças com uma seita, assim como mesmo grupos políticos de extrema esquerda ou direita. Abaixo separo algumas das características de uma seita a partir de pesquisas virtuais e mesmo observação pessoal, lembrando que nem todas podem apresentar todas as características assim como elas podem variar:

Discurso dissociado da prática e uso semântico contraditório: A exemplo da seita NXIVM o qual a atriz Allison Mack era uma das líderes era comum ver discursos opostos a prática fechada e restrita ao enaltecer supostamente o aprimoramento feminino em sua valorização quando era o oposto, na prática. Isso é uma característica recorrente em tais grupos.

Iniciático: Sendo grupos fechados apenas o iniciado tem acesso a informações e privilégios e natural fonte das características seguintes como exclusivismo, secretismo e ensinamento secretos, por exemplo.

Exclusivismo, complexo de superioridade e de merecimento de privilégios: Uma vez iniciados muitas vezes estes passam a serem considerados merecedores de privilégios, posições os favorecendo de forma que de outro modo não teriam a oportunidade. Julga-se então de alguma forma superiores aos demais.

Ensino secreto apenas a iniciados e contraditório a bíblia: Esses ensinos normalmente parecem codificar a ideia de uma "revelação" da verdade exclusiva somente a seus membros iniciados podendo ser uma interpretação cuja corrente é oposta a bíblia como ensinamento oculto e reservado.
Posições religiosas e políticas radicais: Normalmente julga-se inquestionáveis e possuem um fervor desacerbado em defesa de suas crenças de práticas muitas vezes radicais fruto do exclusivismo anterior.
Tendência ao segredo: Por considerar que determinados conhecimentos são somente acessíveis aos iniciados compreendemos a origem de sua tendência ao segredo assim como de práticas, grupos como Cientologia e NXIVM apresentam tais características.

Alarmismo apocalíptico dissociado de verdades bíblicas/teológicas: Junto a seu fervor e radicalismo emerge noções de urgência e alarmismo que muitas vezes leva a uma compreensão própria de apocalipse como a seita 'Heaven's gate'.

Obediência cega: Esses grupos possuem lideres o qual os seguidores devem obediência cega, incondicional e acrítica, um exemplo demonstrado é no culto criado por Charles Manson o qual ordenou a morte de Sharon Tate.

Nenhum comentário: