sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Apócrifos: A Outra Bíblia

A compilação de livros apócrifos e pseudo epigráfos fomenta um compêndio único de conhecimento e informações do período o qual pertencem assim como complemento ao cânon bíblico atual ao dar respostas de trechos o qual permanecem incógnitas ou obscuros nas escrituras oficiais. A exemplo do 'Primeiro Livro de Adão e Eva' mostra como o diabo enganador induz inúmeras vezes Adão e os seus ao erro assim como as incontáveis ressurreições do mesmo de modo que no geral tais livros não contradiz a moral judaico cristã em comum tirando afirmações de que os 'Filhos de Deus' relatados no Gêneses eram os herdeiros de Seth no livro da 'Caverna dos Tesouros' e de anjos no livro de Enoque, por exemplo. Mas como era costume dos judeus a criação de histórias complementares a bíblia eram comuns ainda que inverificáveis em sua veracidade tornando tais livros no mínimo curiosos contos ilustrativos, no mínimo.
Porém, outros relatos parecem sugerir verdades sobre um mesmo fato ainda que aparentemente mítico na ausência de provas arqueológicas e materiais como acontece com o dilúvio, evento o qual é narrado de diferentes formas em culturas diferentes assim como a longevidade dos primeiros humanos algo que parece ser igualmente repetido a exemplo dos primeiros faraós. Sobretudo algumas profecias parecem estranhamente predizer muito de ocorrências atuais ainda que determinados males sejam atemporais.
Porém, a coleção carece de informações que situem cada livro, dados como quando teria sido feitos, quais autores, quando foram encontrados e quaisquer curiosidades que enriqueçam o mesmo.
Abaixo um trecho de uma profecia do livro Ascensão de Isaías.

"E ocorrerão naqueles dias muitos sinais e maravilhas. E após isto, na véspera de seu advento, os discípulos abandonarão a doutrina dos doze apóstolos, sua fé, seu amor e sua pureza. E haverá muitas discussões na véspera de seu último advento. E muitos, naqueles dias, lutarão pelos cargos sem ter a sabedoria que os torne digno destes. E haverá muitos anciãos iníquos e os pastores oprimirão suas próprias ovelhas; os santos pastores negligenciarão seus deveres mais sagrados. E muitos mudarão a honra de suas nobres vestes de santos pelas vestes daqueles que possuem riquezas. Haverá calúnias e vanglórias antes da aproximação do Senhor, e de muitos será retirado o Espírito Santo. E naqueles dias não haverá muitos profetas, a não ser aqui e ali em diferentes lugares, alguns que anunciarão as grandes verdades. Por causa do espírito do erro, fornicação, vanglória, e de avareza que haverá naqueles dias, alguns a quem se chamar servo do Único receberá este Único. E surgirá grande ódio entre pastores e anciãos. E a cobiça será o sentimento dominante, pois cada um dirá apenas o que lhe for agradável a seus ouvidos."
Livro Ascensão de Isaias - 3.20-30

Nenhum comentário: