segunda-feira, 22 de setembro de 2014

LOST 10 Anos!


O que posso dizer sobre LOST - que faz dez anos hoje - é que de fato não só é um marco história da televisão como é uma das melhores séries jamais produzidas, mas a pena é que os criadores/autores deixaram a peteca cair depois da quarta temporada rendendo um final chulé. Não foi digno e a altura do que a série representou!
Acho que o segredo do sucesso de LOST é simples, filosofia com argumentos científicos desenvolvidos por uma mitologia de personagens complexos o qual nada é por acaso - algo que mesclo em meus livros, por exemplo, só que com teorias científicas próprias e originais. A abordagem do destino era marca comum, nenhuma série de tv fez igual sucesso por não ser capaz de discutir tais filosofias na tela. Tirando Flashfoward, de fato, que tinha potencial pra isso e Da Vinci's Demons que chegou perto mas se diluiu.
Enquanto Game of Thrones está para Senhor dos Anéis, LOST está para Matrix o qual mais que uma mitologia apresenta uma diversidade de discussões filosóficas sobre realidade, destino e etc, se tornando muito abrangente nos temas que abordava.
O resultado é algo implagiável, mas o qual a fórmula me parece bastante clara e mesmo e notada por Luc Besson, pois LOST ao lado de Matrix marcou a sina de sucesso de um filão científico-filosófico do século XXI. Não posso negar que sou fã do seriado e que fora uma inspiração, todavia a decepção com o final que me soa unanime entre os espectadores ao transitar irresolutamente do filosófico ao teológico. Mas o seriado deixou um vazio - ao lado de Arquivo X - que só consigo preencher com meus livros, talvez o dia em que surgir algo a altura, talvez deixe de escrever.

Um comentário:

R.O disse...

Eu costumava ver uma série de ficção científica que era «Fringe», já assistiu?
Bem boa..

Também acompanhei a série de Spielberg «Falling Skies»

abraço