segunda-feira, 23 de julho de 2012

Marcelo Gleiser e reflexões sobre o Universo e Deus

Domingo passado na Band (22/07/2012) passou uma entrevista com Marcelo Gleiser no programa Canal Livre. Sempre imparcial e com bons convidados o programa fez as mais diversas perguntas a Gleiser sobre o Universo, a existência de vida fora do planeta e é claro o bóson de Higgs. Gleiser, uma espécie de Carl Sagan Tupiniquin, sempre didático falou abertamente sobre os temas. Porém, ao afirmar que a ciência não pode confirmar concerteza nada do que estuda por ser limitada a medidas (opa, Filoversismo) , se contradisse ao dizer que o evolucionismo é incontestável - quais provas ele tem disso?
A Vida é a busca do Universo por um meio. A cada respiração e batida do coração, viver mais que uma dádiva é um ato de teimosia plena, por ser tão rara, é um verdadeiro milagre.
Por isso acredito num universo não de força única, mas de ramificações de forças, universo onde pode-se unir a teoria do digital ao geométrico.
E se a compreensão do Universo excluí Deus de seu funcionamento, a incompreensão que sempre há não irá necessariamente incluí-o, só o sobrenatural. E esse nunca foi e nunca será confrontado pela ciência, porque a ciência sempre fosse do inexplicável.
Pois, mesmo a compreensão dos limites do finito e do infnito atinge os limites de nossa própria consciência.

Vejam um trecho do bate-papo no Canal Livre:


OBS:. Se ser imperfeito (assimetria) como a natureza é sinal de funcionalidade então essa "imperfeição" não é perfeita? Contradição não é de Deus, quer dizer, da ciência!
A concepção de simetria é apenas resultante de uma funcionalidade, assim sendo a perfeição não estaria nessa funcionalidade? O design inteligente assim mais que presar o parecer resultante (simétrico ou assiméntrico) preza a funcionalidade.

Nenhum comentário: