quinta-feira, 3 de março de 2011

Comentários do flagelo final de LOST

Somente ontem tive a oportunidade de assistir o famigerado final de LOST, e realmente não foi algo que se propunham os autores do seriado decepcionando fãs de todo mundo. Porém, mesmo eu que sendo fã já havia percebido o desgaste do seriado desde quando começou a papagaiada de Jacob e da ilha desaparecer como abandono total a premissa de ficção científica a fantasia sustentada apenas nos personagens - o único grande mérito restante do seriado. Desde então o seriado de revisitou, fez um monte de referência a si próprio alimentando-se apenas de si mesmo a recorrer ao final escorado meramente em saídas emocionais de seus personagens. A prova de que os autores mentiram desde o começo de má fé com seus fãs - assim como eu - era a promessa de que o final já estava escrito quando mesmo o personagem, o médico, Jack Shepard sabe-se que tinha sido escrito para morrer logo no começo do seriado, assim como os enormes furos ao longa da última temporada a demonstrarem que os roteiristas foram exclusivamente vítimas de si próprios, o feitiço voltou-se contra os feiticeiros, pois criaram algo realmente incrível e fantástico, o desenvolveram não tiveram a capacidade de manter graças à ganância.
LOST sem dúvidas revolucionou o modo de fazer séries na Televisão, as temporadas iniciais são simplesmente imbatíveis, mérito de quando o seriado lançou mão de premissas originais dos próprios autores a exemplo das implicações psicológicas e filosóficas da escotilha Cisne e mesmo as demais mostradas na temporada seguinte que traziam o clima sensacional
proporcionado pela Dharma – só o clima dos vídeos e o jogo virtual eram sensacionais - , e não satisfatoriamente mantido em recursos de viagens temporais que os autores não souberam manter e desenvolver.
O resumo foi um exumo de um seriado que já havia se perdido a exemplo das assombrações e de 'Lockes' falsos apenas para carregar o mérito do original - um dos maiores erros ao mata-lo, e de modo ridículo - assim como as conclusões dos hostis pouco consistentes com a proposta original demonstrando não apenas o maquiavelismo dos próprios, mas dos autores.
Se entregando a um sincretismo forçado o seriado não somente se estrangulou como estrangulou seus fãs, assim como Ben o fez com John Locke, algo que jamais desceu pela minha garganta, por ser aquele personagem dos mais incríveis que a televisão conheceu, lástima. Fatalmente o seriado se despediu da Tv nem ao menos mantendo os demais personagens incriveis que tinha como Desmond Hume enquanto alimentou personagens fracos como os conflitos de Jin e Sun, sempre arrastados e matando igualmente Mr.Eko que abaixo de Locke era outro dos personagens mais legais do seriado, provando que não foram fiéis ao próprio seriado.
Esta última famigerada e fUtil temporada, porém, teve alguns excelentes episódios, todos centrados apenas na própria mitologia construída, a exemplo da história do Black Rock que apesar de alguns absurdos e maniqueísmos forçados trouxe o melhor que o seriado remeteu ao longo do tempo, mas que desde o começo os "flashsideways" não funcionavam de modo adequado e orgânico percebendo-se que não era típico da estrutura da série como 'Fringe', ao contrário mesmo dos flashfoward dando a impressão de que foram literalmente colocados de modo não planejado e justificando a sensação de que seus fãs - assim como eu - perderam seus últimos seis anos assistindo-o. Não amarrando da trama de modo satisfatório, prefiro assim como Alias - como prova de que J.J.Abrams não tem cacife de manter tais por muito tempo - ter este seriado como concluído lá pela terceira temporada para manter seu melhor vivo em nossos corações, o seriado terminaria redondo e original com estes saindo da ilha. Resumindo, não culpe as vítimas do seriado como eu, quando a responsabilidade são a dos próprios, afinal são eles pagos para tal e não valeram seus salários no final, e provaram que nem se quer honraram suas promessas com os fãs. Trabalho honesto e original é o que vale, coisa que esqueceram.

Nenhum comentário: