segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A Fogueira do Descaso


A fogueira do descaso entrou pra história ao queimar nossa história. História feita de tudo que somos hoje foi colocado lá ontem, no museu, para amanhã não existir mais. O único museu de pé no Brasil é o museu do esquecimento, das memórias perdidas. A história do Brasil está tendo queima de estoque!

A verdade é que num país de corruptos o descaso com os fatos, evidências e provas são inegavelmente refletidos nisso, pra mim a metáfora seria esta. A verdade não interessa, mesmo que seja história, todos devem esquecer como sempre fizeram, esquecer o que ocorreu antes para se repetir no futuro. E assim segue os inúmeros eternos retornos como estorno da razão onde somente existe o agora e onde mesmo a repetição da mentira tenta tomar o lugar da verdade.
Mas não existe o velho para a verdade, pois a verdade não tem idade, o Alzheimer histórico sim. Pois quando não é a verdade quem reina soberana o esquecimento domina e o obscurantismo e ostracismo declamam. A única autoridade absoluta que respeito ao lado da ética é a verdade, ela não tem partidos, cor ou parcialidade. A verdade, a favor ou contra, deve ser respeitada.

Não culpo tanto o povo a não ser por inércia, as escolhas de voto são geralmente ruins com a pretensa de não poder escolher o melhor, mas o menos mal. O conformismo assim se tornou regra nacional. Queimar a história da arte, ciência e cultura destrói-se o tempo em três tempos, passado, presente e futuro. Mas por favor esqueçam isso que escrevi!


Nenhum comentário: