Sou a favor do uso instrumental de ideologias como modo de corrigir o intercurso da sociedade em seus problemas deliberados ou não. Por isso numa época de obscurantismo e extremos da pós-verdade nesse pós-modernismo que parece desgrenhar a inversões de valores, crises de credibilidade, do vago e ambíguo, do fanatismo ao pensamento mágico às janelas de overton entre outros tóxicos corrosivos, sofísticos e falaciosos à sociedade fica a indicação desse livro a ser ministrado em doses moderadas de bom senso como remédio aos excessos incoerentes e extremamente contraditórios que emergem como loucura. O livro é um verdadeiro tributo reverente a coerência, sensatez, lucidez e lógica ao contrário do que vemos hoje na sociedade de modo generalizado. Nunca estive numa época tão repugnante e nojenta quanto essa. Basta disso!
Apenas um pan-sincretismo não discerne nada de nada, tanto o profano do sagrado, quanto o sagrado do secular logo o certo de errado, muitas vezes. Todavia bem sabemos que deter ofícios distintos não necessariamente se contradizem, como ser cientista e cristão, desde que sua subjetividade e convicções não deturpem fatos e a verdade objetiva na escassez da lucidez ou contradigam-se em valores empregados. Logo, tenho convicções espirituais de que mediante o livre-arbítrio na atribuição do mal ou bem de atitudes evoca correspondências espirituais num mundo esmagado entre inferno e paraíso do qual a aparente aleatória dispõe injustiças, azares ou sortes. Isso não significa que cace demônios, mas sim atitudes condenáveis como tais o qual a exemplo da filosofia de 'Os Signos Universais do Ethos' identifiquem-se com arquétipos. Tal não significa que minha fé atribua atitudes exacerbadas e crimes a exemplo do fanatismo, este sim assolado por demônios.
A aparente disparidade de um contrassenso nasce ou da incompletude da informação ou sua ambiguidade, quando não apenas da imposição coexistente do que na verdade se anula ao aniquilar-se mutuamente ou ao alheio, coisa que não ocorre mediante o discernimento consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário