sexta-feira, 10 de março de 2017

Comentários de 'Snowden: Herói ou Traidor'.

Snowden - Herói ou Traidor (Snowden) EUA-2016. Direção: Oliver Stone. Roteiro: Anatoly Kucherena, Kieran Fitzgerald, Luke Harding, Oliver Stone. Elenco: Joseph Gordon-Levitt,
elissa Leo, Nicolas Cage, Scott Eastwood, Shailene Woodley, Zachary Quinto.
 
Posso não confiar totalmente numa figura como Edward Snowden por estar sob constante pressão e terror do imperialismo americano capaz de dobrar qualquer um. Mas o ato inicial dele de delatar os abusos e absurdos da NSA fora um inquestionável ato de heroísmo. Me identifico totalmente com seu discurso pois sinto-o na pele, todos os dias essa opressão travestida de policiamento. Na verdade antes mesmo de suas revelações já havia exposto um caso de vigilância comigo só que sem jamais ter tido o mesmo clamor.
 
Entre os discursos de seus superiores que soam menos verossímil que uma ladainha de padre numa quarta-feira de cinzas não demorou para que Snowden visse a verdade sobre os insidiosos abusos desses poderosos percebemos que a diferença circunstancial entre as operações da NSA e uma sociedade secreta em seu modus operandi é praticamente nenhuma.
 
A direção de Oliver Stone imprime toda tensão que a história pede e justifica a carreira desse cineasta dedicada quase totalmente a uma linguagem em prol do ativismo. A caracterização Joseph Gordon-Levitt impressiona de modo a facilitar a interpretação, ainda que imagens do Snowden verdadeiro tenham sido feitas para encerrar o longa. Ainda que o filme não tenha sido tão bom quanto 'O Quinto Poder' sobre Julian Assange filmes como esses comprovam que apesar do ato de bravura ser individual ele apenas se consolida com o suporte de terceiros e alheios que abraçam a causa ante um mundo que luta por ideias de transparência e imparcialidade. O filme não somente é necessário como inevitável para qualquer ativismo hacker que preste. Sim, Snowden é um herói assim como qualquer pessoa que erga a voz junto a ele nesse deserto de opressão, pois somente Deus e os oprimidos sabem como é malévola a opressão.

Nenhum comentário: