Hoje muitos ao invés de se preocupar com o ide (Marcos 16.15) do evangelho achando que o Brasil e o mundo é a igreja, apenas leva a igreja ir para o mundo e o mundo invadir a igreja. Deus disse para pregar o Evangelho a todo mundo, não domina-lo e impor por força ou por violência (Zacarias 4.6).
Mas estes esquecem-se sobretudo de que será de dentro da igreja que o Anticristo (2 Tessalonicenses 2:4) irá surgir para governar o mundo, querendo ser semelhante a Deus mas oposto a Ele em tudo. Disso o mistério da injustiça (2 Tessalonicenses 2:7) que precede a operação do erro (2 Tessalonicenses 2:11) e o esfriamento do amor e o engano (Mateus 24.12). Pessoas que se preocupam com casamento gay no civil do mundo e cometem pecados, mentiras e crimes dentro da igreja supostamente em "nome de Jesus". Qual Jesus? O que veio pregar o arrependimento e perdão pelo amor? Antes se esquecem dos frutos do Espírito (Gl 5:23) e do amor agápe (Coríntios 13.2-6) e vivem numa cruzada esquecendo que sob a fachada de promover uma teocracia fariseu que o Anticristo dará início a sua dominação mundial aterradora. Destes protegem e ocultam crimes de "cristãos" supostamente para defender a igreja acabando por defender apenas a apostasia no lugar Santo (Mateus 24.14) querendo tornar o doce em amargo e amargo em doce (Isaias 5.20) fazendo males para que venham bens (Romanos 3.8). Acreditam, sobretudo, que o Antigo Testamento é integralmente para os gentios quando é predominantemente apenas para os judeus, como se o código penal fosse apenas os dez mandamentos.
A sincretização que age na operação de um espiritualismo totalitário tem esse precursor. Sendo operando sob a alcunha 'cristã' ou de qualquer outra religião, não há distinção na vida de categorias, setores ou secular. Paulo de Tarso não está na Roma pagã, pois Cesar também é Deus, cada refeição é um ritual, tudo passa a ser pecado e sagrado, o erro divino, o crime puro e a guerra santa. Antes ataca o que nem diz respeito a igreja ou não lhe é oposto através dos erros que são unicamente estes contra esta. Logo, a sonha com a legitimação do contraditório que apenas é a união sincretista de todos os erros.