Ao ler o livro 'O Mundo de Sofia' noto que o autor limita-se a compilar apenas os conhecimentos surgidos pela filosofia. O mesmo sucede ao capítulo sobre o Iluminismo. Mas o que o Iluminismo fez de fato ao mundo?
Soubemos de uma revolução o qual matou milhares e milhares baseados no conceito de rebeldia a autoridade e supostamente lutando pelas famigeradas premissas de 'liberdade, igualdade e fraternidade'. Mas enquanto eles criticavam os dominantes da época hoje eles são incriticáveis, se antes eram rebeldes, hoje sua autoridade é inquestionável. Mas se estes diziam defender a liberdade de expressão, porque não posso ter voz na sociedade ou ter meus trabalhos reconhecidos? Se criaram os direitos humanos, onde estão eles afinal? O que a sociedade melhorou desde que eles criaram sua "revolução", quais verdades levaram afinal, de que "eu plagio do futuro?"
A verdadeira genialidade consiste em ter a visão do que nenhum outro viu no 'a vista de todos' e a idiotice de ver apenas seu desejo quando está apenas dentro de si mesmo. Mas para isso é preciso tirar não as lentes da razão "de Kant", mas do desejo e da vontade destituída do respeito. Os que enxergam apenas o próprio desejo, não a verdade, nunca será capaz de ter a visão da genialidade, nem o óbvio verão.
As respostas estão justamente nas lentes, lentes que não humanizam de modo que não se tem direitos humanos, lentes que dizem tratar dos direitos iguais a mulheres mas que os defensores do iluminismo amam '50 Tons de Cinza' pois suas lentes vêem assim!
Precisa-se revolucionar o conceito de revolução, de reformar a ideia de luz, propor uma luz que realmente revele, esclareça, que acalente anseios fomente respostas. O homem não deve ser a medida do que vê, pois transformar o conhecimento e as ideias somente é possível pela crítica, inclusive auto-criticar-se.Combater a extinção da classe média pois sua inexistência é o abismo entre a alta e a baixa quando somente a média deveria existir.
A verdade é que o iluminismo teve seu tempo, sua chance, mas como um defunto vive a nos assombrar a naufragar vidas e ideologias por serem melhores do que as deles, espero que não me matem por tais palavras pois apenas quero ter direitos humanos, liberdade de expressão e direitos iguais para as mulheres!
O iluminismo serve apenas a si mesmo, pois são os únicos a ter liberdade de expressão reconhecido e direitos humanos e mesmo que inúmeros acadêmicos se ponham a crítica-lo afunda-se mas deseja me levar junto, se tornou arrogante pois até aqui o único conceito prático a todos que criou de fato é das "plataformas políticas" o qual o "político" apenas propõe ideias maravilhosas que nunca acontecerão, disso conhecemos de Hitler e Stalin a história está farta. Tudo nunca passou de discurso numa sociedade alegadamente decadente em seus valores e ética pois no mais apenas a enciclopédia nos serviu, isto é, caso não tenha conhecimentos adulterados.
Obrigado iluminismo, hoje sou um "cão excluído e no ostracismo a afundar por falta de oportunidades em seu humanismo".